terça-feira, 2 de junho de 2009

Auto do Túmulo de Anchieta nos Passos de Anchieta 2009


Uma farsa envolvendo um monumento cultural e as virtudes das pessoas. Esse é o principal assunto da peça Auto do Túmulo de Anchieta, que será encenada nos Passos de Anchieta dia 11 de junho (quinta-feira), a partir das 15 horas, na Praça Pedro Valadares (Igreja), na Barra do Jucu.

Apresentada pelo grupo Teatro da Barra/ES, o Auto do Túmulo de Anchieta tem autoria do pesquisador Luiz Guilherme Santos Neves e direção de Paulo DePaula. Utiliza personagens do passado (como Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios) e da atualidade (entre eles um trabalhador rural sem-terra e uma socialite) para tirar bons risos da platéia e alfinetar representantes de alas corruptas em nossa sociedade.

O estilo literário é – segundo o autor – “meio à moda do dramaturgo português Gil Vicente” (1465 - 1536).

A partir do lançamento de um edital de vagas para o túmulo do Padre José de Anchieta, a mestre de cerimônia Cidade de Vitória solicita variados documentos aos candidatos. Maria Ortiz, Mestre Álvaro e Frei Pedro Palácios formam a comissão julgadora. Os candidatos têm também que justificar suas virtudes. E é aí que se desenrolam – e muitos personagens se enrolam – as situações burlescas.

O Auto está sendo patrocinado este ano pela Lei Vila Velha Cultura e Arte e tem o apoio cultural da Prysmian Cables & Systems.

Personagens: Cidade de Vitória (Mestra de Cerimônia), Mestre Álvaro, Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios (Comissão de Notáveis) e candidatos (Sem terra, Garota de programa, Político, Magistrado, Delegado de Polícia, Socialite, Penetra, Desfiadeira de Siri, Paneleira, Mestre de banda de Congo).

Serviço:
Auto do Túmulo de Anchieta

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves
Diretor: Paulo DePaula
Apresentação: Teatro da Barra/ES
Dia 11 de junho de 2009 (quinta-feira)
Local: Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, Vila Velha
Horário: 15 horas
Sem cobrança de ingressos
Livre para todas as idades

Ficha técnica
Autor: Luiz Guilherme Santos Neves
Diretor: Paulo DePaula
Elenco: Dulce Lodi, Marilena Soneghet, Vitor Zuccolotti, Eduardo Valadares, Cleverson Comarela, Paulo DePaula, Newton Raposo, Camilla Carmen, Bruno Jorge, Jaime Nilson, Keyla Santiago, João Wolkartt, Liliana DePaula, Anita Bonadiman e Pedro Côgo.
Participação: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacaranema
Diretor de cena - Valmir Zatta
Produção e Figurinos: Zeiza Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário