domingo, 30 de maio de 2010

Anchieta: Depoimento e IV Expo Memória na Barra do Jucu


Já é tradição o Teatro da Barra/ES recepcionar os andarilhos dos Passos de Anchieta. No próximo dia 3 de junho (quinta-feira), às 15 horas o grupo teatral estará na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, com a apresentação da peça Anchieta: Depoimento.
Os caminhantes pernoitarão no balneário de Vila Velha antes de continuarem seguindo a trilha percorrida pelo beato, que viveu por muitos anos no Brasil para exercer atividade missionária juntos aos nativos desta terra.

Durante a passagem dos andarilhos pela Barra do Jucu, o grupo de teatro também abrirá sua sede para visitação, marcando a 4ª edição da Expo Memória Teatro da Barra/ES (exposição de fotos e documentos do teatro capixaba). Os horários para visitação serão das 13 às 14 horas e das 17 às 19 horas. A sede do grupo está localizada na Rua Antonio Leão, nº 114.

O espetáculo, escrito pelo diretor teatral Paulo DePaula, alia aspectos do teatro anchietano ao contemporâneo. Trata-se de uma volta às raízes, pois foi aqui que o Padre José de Anchieta escreveu grande número de suas peças, encenando-as em frente às Igrejas, nas ruas e nas praias. O beato também fez questão de utilizar elementos indígenas, como música, dança e símbolos culturais, especialmente aqueles que se identificam a prédica da luta entre o bem e o mal.

Anchieta: Depoimento conta com a participação especial da Banda de Congo Mirim Tambor de Jacaranema.


Anchieta
O beato Padre José de Anchieta nasceu na Ilha de Tenerife em 1534. Filho de espanhol e ilhoa, estudou em Coimbra, Portugal. Viveu no Brasil dos 19 aos 63 anos e trabalhou em todos os campos (foi cozinheiro, artesão, professor, linguista, poeta e enfermeiro).

A peça Anchieta: Depoimento é dedicada ao povo do Espírito Santo, local de escolha do beato para passar seus últimos dias. Com este trabalho, o Teatro da Barra/ES pretende homenagear a memória do Padre José de Anchieta, que se referia ao Espírito Santo como “Nossa Terra”.


Ficha TécnicaTexto e direção artística: Paulo DePaula
Figurinos e adereços: Zeiza Jorge
Máscara e tela: Kleber Galvêas
Cenário e sonorização: Valmir Zatta
Participação especial: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacaranema.

Elenco
Anchieta – Paulo DePaula
Dona Luisa – Dulce Lodi
Frei Pedro Palácios – Jaime Nilson
Narrador – Vitor Zucolotti
Capitão – Newton Raposo
Anhangá/ Cunhã Aia – Roberta Soares
Verônica – Anita Bonadiman
Curumim – Joseph Victor
Mariquinha – Liliana DePaula
Serviços:Peça Anchieta: Depoimento
Na Praça Pedro Valadares, Barra do Jucu
Dia 3 de junho de 2010 (quinta-feira)
Às 15 horas

IV Expo Memória
Na Sede do Teatro da Barra/ES
Rua Antonio Santos Leão, 114, Barra do Jucu
Das 13 às 14 horas e das 17 às 19 horas

Mais informações:Teatro da Barra/ES: 3260-1146

Um comentário: