segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Comenda Rubem Braga


A Comenda Rubem Braga – condecoração honorífica que celebra a memória de Rubem Braga e prestigia quem se dedica às artes – será concedida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), no próximo dia 20 de novembro de 2014 (quinta-feira) ao ator, diretor teatral, escritor e professor Paulo DePaula, ao músico Afonso Abreu, ao escritor, arquivista e historiador Fernando Achiamé, ao artista plástico Hilal Sami Hilal e ao cineasta Clovis Mendes. A cerimônia será às 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. No mesmo evento será realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura. Também haverá a assinatura do registro do congo e o lançamento do novo portal da Secult.

Fonte: Secult-ES

Rubem Braga
Rubem Braga iniciou sua carreira como jornalista profissional aos 15 anos, no jornal Correio do Sul, de Cachoeiro. Realizou reportagens e assinou crônicas para o jornal Diário da Tarde. Formou-se bacharel em Direito em 1932, mas não exerceu a profissão. Cobriu a Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo. Dirigiu a página de crônicas policiais no Diário de Pernambuco quando se mudou para Recife. Em 1936 lançou seu primeiro livro de crônicas, "O Conde e o Passarinho", e fundou, em São Paulo, entre outras, a revista Problemas. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou como correspondente de guerra junto à Força Expedicionária Brasileira. Após seu regresso, exerceu o jornalismo em várias cidades do País, fixando domicílio no Rio de Janeiro, onde escreveu crônicas e críticas literárias para o Jornal Hoje. Morreu em 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro.(Fonte: Portal do Governo do Espírito Santo)


Um comentário:

  1. Parabéns ao nosso querido, festejado e condecorado Paulo DePaula! Felicitações aos artistas condecorados com a Comenda Rubem Braga. Decididamente, este estado do Divino Espírito Santo sabe reconhecer seus artistas!

    ResponderExcluir